Como ser melhor a cada dia sendo você mesmo?

Como ser melhor a cada dia sendo você mesmo?

Como ser melhor a cada dia sendo você mesmo?

Se você é daquelas pessoas que está sempre buscando uma forma de ser melhor a cada dia, deve prestar muita atenção às oportunidades de melhoria. Não é mesmo?

Geralmente busca identificar aquilo que não faz muito bem e então procura por formas de melhorar suas habilidades nesse ponto e assim, vai consertando cada ponto para se tornar melhor a cada dia. Acertei?

 Acredito que também deve observar pessoas de sucesso para aprender com elas. Lê biografias para aprender o caminho para o sucesso, seguindo os passos de quem já percorreu essa trilha. Aliás, pode ser que você tenha alguns livros com títulos como Os 10 passos para o sucesso ou “O caminho definitivo para a felicidade”. 

Também é bem possível que você já tenha tentado trilhar estes caminhos e tenha conseguido aplicar alguns dos ensinamentos, mas tenha tido uma dificuldade para seguir outros. Alguns passos podem ter sido até mesmo impossíveis para você, que acabou frustrado sem entender por que você não consegue manter a rotina regrada que o autor do livro consegue e que até aquele seu colega de trabalho conseguiu aplicar tão bem. 

E pior ainda! Pode ser que você fique se perguntando “Como ter sucesso se não consigo seguir os 10 passos que o fulano de seguiu e ensinou?”. 

Tentar seguir o que deu certo para uma outra pessoa parece fazer sentido. Né? 

Mas não faz!

Isso mesmo! Nós, seres humanos, somos incrivelmente diversos. Cada um de nós tem diferentes propensões naturais, algumas coisas são muito fáceis para você, mas eu não tenho a menor habilidade para fazer. Isso torna impossível copiar, ou modelar, o jeito ou o caminho de uma outra pessoa com perfeição.

Mas a verdade é que já sabemos que isso não é necessário!

Isso mesmo! Já sabemos e temos prova de que não precisamos copiar ninguém para ter sucesso. 

E como sabemos? Acontece que um psicólogo começou a se questionar sobre isso quando era professor e pesquisador na Universidade de Nebraska-Lincoln entre 1950 e 1969. Depois, já através de sua empresa, ele mobiliou um esforço gigantesco de pesquisa ao redor do mundo todo e totalizou mais de 50 anos de pesquisa. Tudo isso para nos permitir entender o que faz com que as pessoas tenham sucesso. E o que ele descobriu? Ele chegou à conclusão de que as pessoas bem-sucedidas usam com excelência as suas próprias fortalezas. Ou seja, elas pegam aquilo que sabem fazer bem, aquilo que fazem com facilidade natural, que fazem melhor do que outras pessoas, e então elas desenvolvem essas habilidades ao máximo. Ao invés de investir tempo identificando e melhorando aquilo que não fazem bem, elas focam sua energia principalmente em seus talentos naturais. Assim elas conseguem ficar imbatíveis em algumas coisas. Não em todas! Mas em algumas. Nesses pontos elas chegam perto da excelência e isso as leva ao sucesso.

Este psicólogo se chamava Donald Clifton e a metodologia que ele criou se chama CliftonStrengths, já que desenvolve forças, pontos fortes, Strengths em inglês. E além de psicólogo ele foi um grande empreendedor e a Gallup, sua empresa, não se limitou às pesquisas e à criação da metodologia, mas conseguiu levá-la às maiores empresas do mundo todo. Hoje, estas empresas já aplicam a metodologia para desenvolver suas equipes focando nos talentos naturais de cada um. As empresas que adotam esta metodologia obtêm muitas vantagens pois as pessoas que conhecem e usam seus pontos fortes são 6 vezes mais propensas a se envolver no trabalho, são 7,8% mais produtivas em suas funções e ainda são 3 vezes mais propensas a ter uma excelente qualidade de vida.

Estas empresas estão mudando completamente a maneira como tratam o desenvolvimento de suas equipes. Elas deixam de focar nos pontos fracos para investir no desenvolvimento dos talentos das pessoas, com o objetivo de transformá-los em pontos fortes. 

Mas se você não trabalha em uma destas empresas, ainda pode aproveitar a metodologia CliftonStrengths!

A Gallup oferece caminhos para você conhecer seus talentos e também forma profissionais independentes que podem aplicar essa metodologia para pessoas individualmente. Estes profissionais são chamados de Coaches de Pontos Fortes e aqueles que são certificados pela Gallup constam num diretório internacional de Coaches Certificados que você pode acessar – você inclusive pode ver o meu perfil através deste link. 

E o que faz um Coach de Pontos Fortes? Ele te ajuda a entender profundamente os seus Talentos e como eles podem te beneficiar. Ainda te ajudam a pensar em como você pode investir nestes talentos para transformá-los nos Pontos Fortes que ajudarão a ter os melhores resultados nos seus objetivos.

O processo todo começa quando você faz o Assessment CliftonStregths (teste online da Gallup) para identificar os seus talentos. Deixamos aqui o link para a loja da Gallup, onde você pode adquirir o código para fazer seu teste. Mas se quiser tirar dúvidas, basta entrar em contato conosco por aqui e teremos muito prazer em ajudar.

Depois de fazer o Assessment você poderá analisar o relatório que a Gallup disponibiliza para começar a entender seus talentos. A partir deste entendimento você pode começar a prestar atenção às oportunidades de usar e desenvolver seus talentos e isso já te ajudará bastante.

Se quiser contar com ajuda profissional para um entendimento mais completo, para tirar dúvidas ou até mesmo para encontrar meios eficientes para desenvolver seus Pontos Fortes, então você pode buscar um Coach de Pontos Fortes, sempre dando preferência aos profissionais certificados pela Gallup. Aliás, você pode contar com a ajuda de um Coach desde o início do processo. Neste caso, ele te orientará desde o primeiro momento sobre a escolha do tipo de Assessment que você fará, a aquisição do código e ainda poderá te orientar sobre como realizar o teste da melhor maneira.

Até este momento o Assessment CliftonStrengths já foi respondido por mais de 24 milhões de pessoas ao redor do planeta. Esta ferramenta, e a metodologia por trás dela, já ajudaram muitas pessoas a se conhecer melhor e encontrar o caminho para potencializar os próprios talentos, sem copiar a fórmula de sucesso de outra pessoa.

Agora que já entendeu um pouco mais sobre esta metodologia de autoconhecimento e autodesenvolvimento, nos conte se ainda restou alguma dúvida. Ok?

Desejo que você construa e trilhe o seu próprio caminho para o sucesso!