Cuide da primeira impressão da sua marca!

Cuide da primeira impressão da sua marca!

Cuide da primeira impressão da sua marca!

Autores: Aline Pedroso e Vanessa Carvalho

Já analisamos falamos sobre Fachadas aqui no blog. Agora queremos conversar sobre a importância do projeto e também da manutenção desta fachada. Já pensou nisso?

Um bom projeto de arquitetura de interiores comercial leva em consideração elementos essenciais para que o cliente receba a mensagem que a marca deseja transmitir ao mercado.

E quais são estes elementos?

Fachada, vitrine, layout (que determina a circulação inclusive), iluminação e exposição dos produtos são elementos que se somam para transmitir a imagem de uma empresa através de seu ponto de venda, que pode ser uma loja ou até mesmo um escritório.

A boa conexão entre essas variáveis resulta na transmissão correta da identidade visual da marca e isso resulta no aumento das vendas e fidelização dos clientes.

Um projeto arquitetônico pode ser muito bonito, o ambiente comercial pode ficar muito agradável e mesmo assim ter um desempenho de vendas insatisfatório se não for feito o correto alinhamento entre o ambiente e as variáveis de marketing, que são obtidas através do Posicionamento da Marca.

O Posicionamento de Marca é construído a partir de estudos que definem o perfil do público-alvo e também o diferencial da marca, ou seja, que mensagem a marca quer passar e para quem.

Dentre esses elementos essenciais para uma boa comunicação visual podemos destacar a fachada como uma das mais importantes, pois ela é o primeiro contato do público com o seu Ponto de Venda e tem a capacidade de atrair a atenção e estimular a entrada no estabelecimento.

A impressão da identidade visual da empresa em sua fachada facilita o entendimento do cliente sobre quais são os produtos ou serviços que a empresa oferece, qual seu posicionamento de preço e até seus valores.

Elementos como escolha das cores e materiais, posição da logomarca, iluminação, dentre outros são importantes e devem estar em sintonia com o conceito da marca.

Esse alinhamento  todo garante que o cliente certo será atraído, aquele que realmente se identifica com a proposta de valor da sua marca.

É importante que exista um projeto para a fachada com o detalhamento de todos os elementos, das formas e texturas, cada um pensado individualmente para que a composição obtenha o resultado esperado.

O acompanhamento de um profissional no desenvolvimento do projeto leva em consideração além dos elementos visuais que compõem a fachada, os elementos físicos, como as características técnicas dos materiais escolhidos e a correta execução das etapas, resultando no melhor aproveitamento de mão de obra e insumos.

É muito comum que uma fachada desenvolvida sem acompanhamento técnico contenha materiais e identidade visual parecidas como o uso de placas de ACM, vidro ou letras caixas, isso porque são os elementos mais vistos nas fachadas, mas não necessariamente se encaixam no conceito da sua marca.

É importante que saber que sua fachada pode ser criativa e funcional com elementos completamente diferentes que trarão maior personalidade e produtividade para o seu ponto de venda.

É bom lembrar que uma fachada, mesmo que bem projetada e elaborada, também está exposta ao desgaste do tempo. Por melhores que sejam os materiais utilizados, a ação do sol, vento e chuva vai acabar desgastando os elementos da fachada.

E como imagem da empresa está muito atrelada à sua fachada, costuma-se recomendar que ela receba uma manutenção constante e que seja revista a cada período de 5 anos, pelos seguintes motivos:

  • Manutenção ou troca de elementos gastos, renovação da pintura, etc.
  • Atualizar algum elemento relacionado à imagem da marca, seja pela modernização IdentidadeVisual, como logo, fontes, cores
  • Incluir alguma novidade visual para voltar a atrair os olhares quando a fachada já esteja muito conhecida do público

Mas claro... Se houver algum desgaste relevante antes do período de 5 anos, faça a manutenção rapidamente... Não arrisque a imagem da sua marca!

P.S.: Veja um caso real de Projeto de Fachada