O que são Talentos e Temas de Talento?

O que são Talentos e Temas de Talento?

O que são Talentos e Temas de Talento?

Trouxemos recentemente uma explicação da metodologia CliftonStrengths e da abordagem de desenvolvimento baseado em Pontos Fortes. Se ainda não leu, clique aqui.

Essa abordagem parte da identificação e desenvolvimento dos nossos Talentos e uma forma muito eficiente de identificá-los é através de um assessment criado e disponibilizado pela Gallup. Acontece que quando você faz este assessment, recebe um relatório que apresenta os seus Temas de Talento. E aí pode ficar meio confuso. Né? Então, vamos entender e simplificar!

Comecemos pelo Talento


Primeiro vale dizer que estamos usando a definição de talento da Gallup, empresa que criou esta metodologia e define talento como:
"Talento é um padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva." -Gallup.

Vamos por partes?

É um padrão recorrente


Significa que é alguma coisa que acontece frequentemente com você e de forma natural. Você pode nem saber por que acontece, como acontece. Simplesmente acontece e acontece sempre!
Mas que tipo de ´coisa´? Sigamos!

Pensamento, sentimento ou comportamento


Pode ser um Pensamento que você sempre costuma. Exemplo: Quando você está em uma reunião e alguém apresenta uma ideia, você automaticamente já começa a pensar em como colocar essa ideia em prática. Talvez você pense que isso acontece com todo mundo, mas saiba que não é assim. Enquanto você está pensando em como colocar em prática, outra pessoa pode estar pensando nos possíveis obstáculos para a concretização desta ideia – e de forma tão automática quanto você.

Mas também pode ser um Sentimento que você costuma ter sempre que uma determinada situação acontece. Um outro exemplo? Como você se sente quando chega a uma festa e percebe que todo mundo que você conhece ainda não chegou? Você pode sentir uma euforia por poder conhecer todas aquelas novas pessoas, ou desconforto, pois gostaria mesmo de estar com pessoas que já conhece bem.

E ainda pode ser um Comportamento ou até mesmo um ímpeto de ação. Imagine que um carro parece estar prestes a te ultrapassar na rodovia você instintivamente aumenta a aceleração para se manter a frente dele, quase como se dirigir fosse uma competição. Este pode ser um padrão natural de comportamento para você. Talvez você até contenha esse ímpeto, porque avaliou que não é uma situação segura. Ou isso também pode parecer absurdo para você, que sequer cogita avaliar esta situação como uma competição! De qualquer maneira, há um comportamento que você costuma adotar automaticamente em cada tipo de situação e ele geralmente se repete.

Na prática, talento é tudo que você faz instintivamente, sem necessitar de muito esforço, algo que acontece naturalmente para você, mesmo que você nem saiba muito bem por que acontece. 

De onde vêm os Talentos?

Eles são consequências neurobiológicas de sua genética, somados a fatores de sua criação e das experiências pelas quais você passou especialmente durante as fases iniciais da vida. Essa soma de fatores vai “moldando” nosso jeito de sentir, pensar e agir.

Mas e os Temas de Talentos?


Certo, vamos falar deles!

A Gallup passou mais de 40 anos pesquisando, cruzando e analisando dados para entender como pessoas bem sucedidas haviam conquistado o sucesso que tinham. Ela foi percebendo que estas pessoas tiveram a chance de descobrir seus próprios talentos e por alguma razão haviam decidido investir justamente neles e não em suas fraquezas. Ou seja, elas estudaram, praticaram, buscaram maneiras de desenvolver justamente aquilo que elas perceberam que era mais fácil e natural para elas.

É interessante pensar que isso não é tão simples de acontecer já que nós somos direcionados – em geral – a focar e desenvolver aquilo que não fazemos bem. 

Veja como fazemos na escola! Estudamos mais Matemática se temos dificuldade nessa disciplina e não estudamos mais um pouco de História se já temos facilidade. Não é assim mesmo?

Quando chegamos ao mercado de trabalho as Avaliações de Desempenho seguem na mesma linha buscando equalizar nossas competências. 

Mas o que acontece é que investindo em nossas fraquezas acontece realmente uma evolução, mas ela demanda muito esforço e não traz os resultados mais significativos. 

Por outro lado, quando investimos em nossos talentos, podemos ir muito mais longe chegando a apresentar resultados que beiram ou atingem a perfeição. E o melhor é que isso acontece com menos esforço e num alto grau de satisfação!

Mas voltemos aos Temas de Talento! A pesquisa feita pela Gallup apontou um número gigantesco de talentos que essas pessoas de sucesso haviam percebido nelas mesmas e desenvolvido. Também é interessante saber que não eram sempre os mesmos talentos, ou seja, não existia um determinado conjunto de talentos que definiam o sucesso. Cada pessoa tinha usado uma combinação diferente de talentos.

E dentro desse número muito grande de talentos que a Gallup identificou foi identificado um padrão de agrupando que deu origem aos 34 Temas de Talento da metodologia. Resumidamente os Temas são estes agrupamentos de Talentos relativamente próximos ou ligados entre si de alguma maneira.

Vamos exemplificar novamente? 

Um dos 34 Temas de Talento da metodologia é chamado de Comunicação. Dentro deste tema há vários talentos que podem estar presentes em uma pessoa em maior ou menor grau como a capacidade de colocar uma ideia em palavras ou de criar excelentes metáforas para fazer uma explicação. Estas duas habilidades apoiam a comunicação e se juntam neste Tema de Talentos como se estivessem debaixo de um guarda-chuvas.

Todos os 34 temas podem ser encontrados em cada pessoa em maior ou menor grau. No meu caso, por exemplo, o tema Comunicação está em 4º lugar e sempre foi muito comum receber feedbacks bem positivos a respeito da minha comunicação mesmo antes de eu sequer conhecer essa abordagem.
 
Se quiser conhecer um pouco sobre cada tema indicamos essa playlist disponível no YouTube com uma breve descrição de cada um dos Temas de Talento em vídeos de menos de 2min cada um. Os vídeos estão em inglês, mas você pode acionar a legenda e a tradução automática da própria plataforma.

E claro! Nós estamos disponíveis aqui na Consonância para conversar sobre este assunto também!
Afinal, nós sabemos que se você apoiar sua vida e trabalho em seus talentos, você têm 3 vezes mais chance de sentir que tem uma ótima qualidade de vida e 6 vezes mais chances de ter um forte engajamento em seu trabalho, conforme constatado pela Gallup em suas pesquisas. 

Quer falar agora mesmo sobre caminhos para o seu desenvolvimento através desta metodologia, nos mande uma mensagem por WhatsApp ou aqui pelo site mesmo.