Quais são as vantagens de conhecer meus talentos?

Quais são as vantagens de conhecer meus talentos?

Quais são as vantagens de conhecer meus talentos?

Sabemos que você pode se perguntar sobre as vantagens de conhecer seus talentos quando vê ou lê algo sobre o processo de Coaching de Pontos Fortes, sobre algum evento com este tema ou até mesmo ao se deparar com um livro, como o best-seller ‘Descubra seus Pontos Fortes’.
Não é mesmo?

Esperamos te ajudar a responder essa pergunta de maneira definitiva!

Podemos começar por um ponto bem relevante: esta descoberta te ajuda a se conhecer melhor. Sim, é um processo de autoconhecimento, de mergulho em si mesmo, de descobertas sobre este ser com que você convive há tanto tempo e tão de perto, que chega a ser difícil de perceber algumas nuances de sua forma de pensar, sentir e agir.

Sempre vale reforçar a definição que a abordagem CliftonStrenghts usa para o termo ‘Talento’:

Talento é um padrão recorrente de pensamento, sentimento e comportamento que tem o potencial de produzir resultados positivos.

Tendemos a acreditar que as outras pessoas pensam o mesmo que nós, ou que deveriam pensar, já que nós consideramos que a nossa forma de pensar é a mais correta, a mais adequada, e até a forma normal de se pensar. 

Também tendemos a acreditar que as outras pessoas sentem como nós. Ou seja, se você passa por uma situação que te gera desconforto, é bem provável que você acredite que outras pessoas, submetidas àquela mesma situação, ficarão também desconfortáveis.

Porém, as pessoas não são iguais. Na verdade, somos muito diversos, incrivelmente diferentes em nossa forma de pensar e na maneira como nos sentimos, processamos esses pensamentos e sentimentos e por fim, tudo isso se reflete em comportamentos, ou tendências de comportamento muito diferentes.

Então, conhecer seus talentos te permite identificar essa forma tão única como você pensa, sente e age. Quanto mais você aprende sobre isso, passa a conhecer mais de si mesmo, mas também passa a entender e aceitar melhor as outras pessoas, respeitar seus padrões e até mesmo a valorizar a diferença. 

Aprendendo sobre seus padrões naturais, você também descobre como eles podem te beneficiar, facilitar o seu caminho para alcançar as coisas que deseja alcançar e realizar.

E como é que isso acontece?

Imagine que você tenha uma bolsa cheia de ferramentas que você conhece bem e sabe utilizar com destreza, pois se dedicou a estudar e treinar para desenvolver sua técnica. Então você se depara com um problema que necessita de solução urgente. Como você está equipado e treinado para utilizar suas ferramentas, você tem tranquilidade para selecionar a ferramenta mais adequada para a situação, pois você conhece bem cada uma das ferramentas e o que podem fazer. Além disso você também tem tranquilidade para utilizar essa ferramenta, mesmo diante da urgência, pois você treinou e desenvolveu uma habilidade excelente para utilizá-la.

Quando você conhece bem os seus talentos e os desenvolve, é exatamente isso que acontece. Diante de um desafio encontrado, você sabe exatamente qual dos seus talentos deve utilizar, pois conhece muito bem os resultados que eles podem oferecer. Você também tem a tranquilidade necessária para utilizá-lo, pois já treinou e confia na sua habilidade para usar esta ferramenta.

Aliás, um Talento que seja bem desenvolvido através do acréscimo de conhecimentos e técnicas, pode se transformar em um Ponto Forte. E a definição de Ponto Forte é uma competência em que você consegue ter um desempenho excelente, beirando a perfeição! Por isso dizemos que tudo começa pelos talentos!

Reconhecer seus talentos, valorizá-los pelos resultados que eles podem te trazer, são ganhos deste processo de autoconhecimento. Mas nada disso é mágico ou acontece da noite para o dia.

Aliás, no meio desse processo você pode notar que alguns talentos que você poderia desejar ter, não são tão fortes em você. Talvez você quisesse ter um determinado talento, pois ele parece perfeito para uma situação, mas eis que ele não está em sua mala de ferramentas. 

Aí você terá outra vantagem de se conhecer bem. O que acontece é que conhecendo muito bem as ferramentas de que você dispõe, você sabe qual delas pode ser adaptada para te oferecer o apoio necessário naquele desafio que se apresenta. Fazendo este ajuste você pode conseguir lidar perfeitamente bem com a situação usando algo que já está naturalmente presente em você.

Veja que tudo isso se reflete em maior autoconfiança e autoestima, outro ganho do processo de conhecer seus talentos.

É ainda através do autoconhecimento que você entende como reage, de sua maneira única, às diferentes situações que a vida te oferece. É através deste conhecimento sobre si mesmo que você prever impactos dos acontecimentos e situações em seus sentimentos. Desta forma você passa a ter uma chance maior controlar os efeitos indesejáveis e ampliar aqueles que são positivos para você. 

Assim como a caixa de ferramentas te ajuda a solucionar desafios, ela também te auxilia a transformar positivamente algumas situações do seu dia a dia te dando a tranquilidade necessária para escolher suas melhores ferramentas para lidar com acontecimentos e até mesmo com as pessoas com quem se relaciona. E isso reduz o medo que você pode sentir de vivenciar algumas situações ou lidar com algumas pessoas.

Ainda há uma vantagem muito relevante que é a chance de descobrir ou definir seu propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional. Geralmente se defende a ideia de que devemos nos dedicar a um propósito que seja capaz de unir o que gostamos de fazer com aquilo que fazemos bem e que ainda possa beneficiar outras pessoas. Seus talentos são exatamente habilidades que você tem naturalmente em você, coisas que você faz com uma facilidade maior do que as outras pessoas e que te dão muita satisfação. Aliás, estas são dicas muito válidas para descobrir seus talentos.

Vamos revisar?

Conhecer os seus talentos:
Amplia o seu autoconhecimento e sobre a forma única como você pensa, sente e tende a agir
Te ajuda a entender e aceitar melhor as outras pessoas, respeitar seus padrões e até mesmo a valorizar           a diferença
Facilita o seu caminho para alcançar as coisas que deseja alcançar e realizar, pois você aprende que                talento usar e como fazer isso
Se reflete em maior autoconfiança e autoestima
Reduz o medo que você pode sentir de vivenciar algumas situações ou lidar com algumas pessoas
Te ajuda a descobrir ou definir seu propósito de vida
E principalmente... te permite desenvolver Pontos Fortes que te levarão ao sucesso nos desafios que                 você deseja superar

Se você ficou com alguma dúvida, nos conte nos comentários!
E se você quiser saber como descobrir os seus talentos, há alguns caminhos viáveis. Clique aqui para te contarmos mais sobre isso!