Saiba porque o seu Posicionamento de Marca precisa mudar

Saiba porque o seu Posicionamento de Marca precisa mudar

Saiba porque o seu Posicionamento de Marca precisa mudar

Primeiro vamos falar sobre o estabelecimento do Posicionamento de Marca.

Você já deve saber que é altamente recomendável fazer um estudo de mercado quando se inicia um novo negócio. Certo?

Através deste estudo é possível analisar e entender o mercado descobrindo, por exemplo, o tamanho do potencial de venda de um produto ou serviço, como também o tamanho do público-alvo que se pode alcançar.

Conhecer a concorrência também é fundamental, até mesmo para identificar qual pode ser o diferencial da nova marca. Sim, pois entender o que é oferecido pelas marcas já estabelecidas no mercado é fator chave para definir as lacunas existentes em termos de oferta de valor. E é bem aí que a nova marca pode estabelecer o seu diferencial.

Com base neste conhecimento a empresa faz escolhas estratégicas definindo o que vai oferecer ao mercado, delimitando o público-alvo que pretende atingir com esta oferta e apostando em um diferencial que tornará possível que esta marca se destaque em seu mercado. Este pacote de decisões é o chamado Posicionamento de Marca e serve de base para a criação da Estratégia de Comunicação, que por sua vez, define as ações que farão o público-alvo ver a marca como ela deseja ser vista (veja também: Como sua marca quer ser vista e reconhecida)

Pode parecer que acabou por aí, mas o trabalho a penas começou.

Agora sim... Vamos tratar de entender porque o seu Posicionamento de Marca precisa mudar.

Bem, o mundo muda o tempo todo e a velocidade dessa mudança anda muito alta! O que norteia as decisões do consumidor são suas crenças, sua forma de pensar, seus hábitos aprendidos das mais diversas formas ao longo da vida. E isso também muda ao longo do tempo, até porque o público-alvo se renova. Vão chegando novos consumidores com uma forma de pensar diferente e isso afeta sua forma de decidir e, por consequência, afeta o seu comportamento de consumo.

Por isso, tendo clareza de quem é o público-alvo, as marcas precisam ficar muito íntimas dele, muito próximas para avaliar constantemente como ele tem tomado suas decisões e como seu comportamento vem mudando.

Diversas pesquisas vêm mostrando que o consumidor está ficando mais consciente, por exemplo, da importância de seus hábitos e seu estilo de vida em termos de sustentabilidade. Mas nem todas as marcas estão se conscientizando disso, ou principalmente, conseguindo se adaptar na mesma velocidade em que a mudança vem acontecendo.

Um exemplo recente do impacto desastroso deste desalinhamento é o caso de uma marca muito relevante no mundo da moda, uma referência do chamado fast fashion, a Forever 21.

A marca parece não ter conseguido se adaptar à preocupação dos jovens em levar uma vida mais sustentável. Este público começa a se questionar sobre a real necessidade de comprar mais um item de vestuário para se manter na moda por apenas alguns poucos meses, gerando resíduos do processo produtivo, consumo de matérias-primas, correndo o risco de estar colaborando com a exploração de trabalho forçado de alguma natureza, sem falar no descarte daquele item num futuro muito próximo.

Questionamentos que pode e deve ser fazer: Qual hábito do seu público-alvo está mudando? Como o seu público está fazendo escolhas hoje e como ele fará estas escolhas amanhã?

E depois de responder isso, ainda há mais uma lição de casa. Isso mesmo! Você deve fazer uma análise cuidadosa para garantir que o Posicionamento da sua Marca esteja alinhado a esta nova forma de escolher, pois é isso que vai fazer com que ela continue sendo escolhida!

Boa análise!

Indicações de leitura complementar: