Posicionamento da Marca

Posicionamento da Marca
Consultoria

Posicionamento da Marca

O posicionamento é o coração da estratégia da marca e da comunicação da empresa. Ele traduz como ela deseja ser vista pelo mercado, deixando claro qual a linha de produtos ou serviços devem ser oferecidos para qual público-alvo, com que propósito e com que diferencial.

O que faz

Responde quais linhas de produtos ou serviços são oferecidos. Conduzimos este trabalho indo além da definição simples dos itens, pois o maior valor desta resposta está na solução que o produto ou serviço entrega.

Para quem faz

Esta definição indica qual é o perfil e quais são as necessidades comuns entre o público que terá interesse pelas soluções oferecidas pela empresa. Quanto mais clara e objetiva for esta definição será mais fácil conseguir contato com o público que é realmente o potencial consumidor da marca.

Com que diferencial

Responde qual a vantagem competitiva que garante a sobrevivência e destaque da empresa no mercado em que atua. Deve estar atrelado à sua proposta de valor e para garantir que seja uma real vantagem em relação à concorrência, o diferencial deve ser sustentável (ser mantido ao longo do tempo) e difícil de ser copiado por uma concorrente.

Por que faz

A Consonância inclui um ponto extra na definição do Posicionamento de Marca de seus clientes: o Propósito. Este componente do Posicionamento de Marca responde qual é a razão por trás das ações da empresa, suas crenças, sua contribuição no mundo.

Incluímos este componente extra no posicionamento porque os consumidores estão buscando cada vez mais por empresas que defendem uma causa com a qual eles se identificam. Por isso é importante que a empresa tenha clareza do seu papel mercado e um interesse genuíno por realizar entregas de valor à sociedade. Tendo clareza e comunicando seu propósito adequadamente, a empresa gera identificação com seu público-alvo impactando sua decisão de compra. Essa identificação é a base para a construção da fidelidade, fator chave para a obtenção de resultados sustentáveis.